Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Recurso multidisciplinar. Consulte as várias propostas de operacionalização apresentadas.
Anos de escolaridade:
1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento, Educação Musical, Estudo do Meio, Português, Outras
Domínios/Temas:
Oralidade, Leitura, Escrita, Educação literária, Educação ambiental
Subdomínios:
Expressão, Textos da tradição popular, Diversidade cultural dos textos , Textos variados, Outro
Conceitos:
Vocabulário variado, Ritmo, Canção, expressão musical, expressão plástica, lenda, expressão dramática, pastor, princesa
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Expressão Musical/ Expressão Físico-motora Partindo da escuta do tema musical, cante-o com os alunos, recorrendo a versão musicada (acessível a partir da descrição deste recurso). Depois, sugira aos alunos que, em grupo, produzam uma dança ou uma coreografia sobre a música.
Anos de escolaridade:
1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas:
Educação Musical, Português, Outras
Domínios/Temas:
Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Oriente os alunos na escuta do tema musical e, seguidamente, questione-os oralmente sobre as ideias principais do texto. O texto da faixa musical encontra-se em anexo a esta proposta.
Anos de escolaridade:
1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Após a escuta e/ou leitura da lenda, explore as seguintes atividades com os alunos: a) identificar, justificando, as personagens principais b) fazer inferências (de tempo atmosférico, de estações do ano, de instrumento, de objeto) c) recontar o texto lido/ouvido d) propor alternativas distintas: alterar características das personagens e mudar as ações, inserindo episódios ou mudando o desenlace e) propor títulos alternativos para textos f) interpretar sentidos da linguagem figurada.
Anos de escolaridade:
3.º, 5.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Oralidade, Educação literária
Subdomínios:
Conceitos:
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Após a análise da canção, explore o sítio http://www.visitasvirtuais.com/local.aspx?id=MiradouroDaVistaDoRei-SeteCidades#.WzSnW9LijIV e leve os alunos a identificar as características indicadas na canção sobre a Lagoa das Sete Cidades.
Anos de escolaridade:
3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Escrita, Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Após a análise da canção, explore com os alunos o sítio http://www.visitasvirtuais.com/local.aspx?id=MiradouroDaVistaDoRei-SeteCidades#.WzSnW9LijIV. Os alunos organizam-se em grupos e tomam notas sobre os aspetos de que mais gostaram na visita virtual. A tarefa seguinte poderá ser a elaboração de um panfleto turístico, sobre a lagoa das Sete Cidades oo sobre outro espaço natural dos Açores.
Anos de escolaridade:
4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas:
Português, Estudo do Meio
Domínios/Temas:
Escrita, Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!