Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Início > Recursos > Pintores famosos

Pintores famosos


O Google Arts & Culture é um site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países. Permite aceder às obras de algumas das maiores galerias de arte do mundo. Algumas obras selecionadas de cada museu estão disponíveis em imagem de alta resolução.

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Apoie os alunos na exploração das obras de um pintor famoso (ou direcione-os para vários autores, quadros ou museus). Depois, proponha-lhes que, em trabalho individual ou de pares, selecionem um quadro e que, a partir deste, escrevam um texto descritivo ou narrativo (com a possibilidade de integrar diálogo e/ou uma sequência descritiva). Incentive os alunos a utilizar ferramentas digitais para as várias fases do seu trabalho, por exemplo o Google Drive ou o Microsoft OneDrive, entre outras. Para tal, consulte a secção “Dicas e Utilidades”.
Anos de escolaridade: 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º
Disciplinas: História, História A, História B, História da Cultura e das Artes, Português
Domínios/Temas: A abertura europeia ao mundo, A cultura da Ágora, A cultura da Catedral, A cultura da Gare, A cultura do Cinema, A cultura do Espaço Virtual, A cultura do Mosteiro, A cultura do Palácio, A cultura do Palco, A cultura do Salão, A cultura do Senado, Civilização industrial – economia e sociedade, Escrita
Subdomínios: A cultura da Ágora, A cultura da Catedral, A cultura da Gare, A cultura do Cinema, A cultura do Espaço Virtual, A cultura do Mosteiro, A cultura do Palácio, A cultura do Palco, A cultura do Salão, A cultura do Senado, A reinvenção das formas artísticas, Renascimento
Conceitos: Abstração formal, Abstração geométrica, Action painting , Arquitetura, Arte abstrata, Arte cinética, Arte concetual, Arte do mosaico, Arte expressiva, Arte informal, Arte Nova, Arte renascentista, Arte-Acontecimento, Barroco, Cubismo, Expressionismo, Expressionismo abstrato, Fauvismo, Funcionalismo, Futurismo, Gótico, Iluminismo, Impressionismo, Minimal Art, Neoclassicismo, Pintura romântica, Pós-impressionismo, Realismo, Realismo figurativo, Retrato, Românico, Surrealismo
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Recurso multidisciplinar. Consulte as diferentes propostas de operacionalização.
Anos de escolaridade: 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, História, História A, História B, História da Cultura e das Artes, Português
Domínios/Temas: A abertura europeia ao mundo, A civilização industrial, A cultura da Ágora, A cultura da Catedral, A cultura da Gare, A cultura do Cinema, A cultura do Espaço Virtual, A cultura do Mosteiro, A cultura do Palácio, A cultura do Palco, A cultura do Salão, A cultura do Senado, Crescimento e ruturas no mundo ocidental nos séculos XVIII e XIX, Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX, Do segundo pós-guerra aos desafios do nosso tempo, Escrita, Oralidade, Outro
Subdomínios: A cultura da Ágora, A cultura da Catedral, A cultura da Gare, A cultura do Cinema, A cultura do Espaço Virtual, A cultura do Mosteiro, A cultura do Palácio, A cultura do Palco, A cultura do Salão, A cultura do Senado, A reinvenção das formas artísticas
Conceitos: Abstração formal, Abstração geométrica, Arquitetura, Arte abstrata, Arte expressiva, Arte Nova, Assemblage, Barroco, Classicismo, Cubismo, Dadaísmo, Escultura, Expressionismo, Expressionismo abstrato, Fauvismo, Futurismo, Impressionismo, Naturalismo, Neoimpressionismo, Op Art, Perspetiva, Pintura romântica, Pop Art, Pós-impressionismo, Realismo, Realismo figurativo, Renascimento, Retrato, Rococó, Românico, Romantismo, simetria, Surrealismo, diálogo, artistas, pintores, narrativo, quadros, descritivo
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Proponha aos alunos a exploração do recurso. Depois, peça-lhes que, em trabalho individual ou de pares, selecionem um quadro e preparem a sua apresentação oral a turma, explorando, entre outros, os seguintes tópicos: autor (breve biografia), título, data em que foi produzido, origem, materiais utilizados, identificação do que está e de como representado (posição, cor, luz, planos), relações estabelecidas e a forma como são graficamente representadas, mensagem transmitida e reações que provoca. Incentive os alunos a utilizar ferramentas digitais para as várias fases do seu trabalho. Para tal, consulte a secção “Dicas e Utilidades”.
Anos de escolaridade: 6.º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º
Disciplinas: História, História A, História B, História da Cultura e das Artes, Português
Domínios/Temas: A abertura europeia ao mundo, A cultura da Ágora, A cultura da Catedral, A cultura da Gare, A cultura do Cinema, A cultura do Espaço Virtual, A cultura do Mosteiro, A cultura do Palácio, A cultura do Palco, A cultura do Salão, A cultura do Senado, A herança do mediterrâneo antigo, Leitura, Oralidade
Subdomínios: A cultura da Ágora, A cultura da Catedral, A cultura da Gare, A cultura do Cinema, A cultura do Espaço Virtual, A cultura do Mosteiro, A cultura do Palácio, A cultura do Palco, A cultura do Salão, A cultura do Senado, A reinvenção das formas artísticas
Conceitos: Abstração formal, Abstração geométrica, Action painting , Arquitetura, Arte abstrata, Arte cinética, Arte concetual, Arte do mosaico, Arte expressiva, Arte informal, Arte Nova, Arte-Acontecimento, Assemblage, Dadaísmo, Escultura, Expressionismo abstrato, Funcionalismo, Futurismo, Impressionismo, Pintura romântica, Pós-impressionismo, Realismo, Retrato

Ficha técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Formato: Imagem
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2018-07-04 18:55:00
Autor: Google Arts & Culture
Organização: Google Arts & Culture

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.