Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Início > Recursos > Osciloscópio virtual

Osciloscópio virtual


Esta simulação mostra um osciloscópio virtual, cujo funcionamento é igual ao do osciloscópio real. As pontas de prova estão ligadas a um gerador de sinal que permite regular a amplitude, a frequência e a forma da onda. Ao contrário de um osciloscópio real, a simulação permite visualizar um período no ecrã.O recurso foi criado em Flash e transformado num ficheiro executável. É necessário descarregar e executar o programa, indicando que se confia na sua proveniência.

Proposta de operacionalização

Autor: Fernanda Duarte
Organização: Escola Secundária Domingos Rebelo
Proposta de operacionalização: Este recurso pode ser usado para treinar a utilização do osciloscópio antes de uma atividade laboratorial, na qual se relacionem as propriedades do som (altura e intensidade) com as características da onda sonora (frequência e amplitude) detetada por um microfone ligado ao osciloscópio.
Anos de escolaridade: 8.º, 11.º, 12.º
Disciplinas: Física, Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas: Som , Ondas e Eletromagnetismo , Campos de forças 
Subdomínios: Campo elétrico , Sinais e ondas , Produção e propagação do som e outras ondas , Eletromagnetismo e Ondas , Atributos do som, sua deteção pelo ser humano e fenómenos acústicos 
Conceitos: Sons graves, Sons fracos, Sons fortes, Sons audíveis, Sons agudos, Sinal, Reflexão do som, Propagação do som, Produção do som, Potencial elétrico , Ondas  , Ondas complexas, Onda transversal, Onda sonora, Onda mecânica, Onda longitudinal, Fenómenos acústicos, Eco, Direção de propagação, Direção de oscilação, Amplitude de pressão, Amplitude, Período, amplitude, tensão, Onda, Frequência

Ficha técnica

Idioma: Não se aplica
Modos de utilização: Descarregável
Formato: Simulação
Submetido por: Fernanda Duarte
Criado a: 2021-01-15 17:12:00
Autor: PCCL – Physics , Chemistry by Clear Learning
Organização: PCCL – Physics , Chemistry by Clear Learning

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.