Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Início > Recursos > A aventura de Rosetta e Philae

A aventura de Rosetta e Philae


Este video, realizado pela Agência Espacial Europeia (ESA), acompanha a sonda espacial Rosetta na sua viagem ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que viaja entre a Terra e Júpiter. A sua missão durou dez anos. Durante esse tempo, foram recolhidos um vasto conjunto de dados sobre o cometa e a sua composição. Philae foi o nome dado ao módulo que desceu à superficie do cometa.

Proposta de operacionalização

Autor: Helena Pereira
Organização: Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
Proposta de operacionalização: 7.º ano - Após o visionamento do vídeo, em parceria com as disciplinas de Educação Visual e de Português, sugere-se a construção de uma BD que relate as aventuras da Rosetta e do Philae.
Anos de escolaridade: 7.º, 11.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento, Física e Química A, Português, Físico-Química
Domínios/Temas: Mecânica , Educação ambiental, Escrita, Espaço , Leitura
Subdomínios: Universo e distâncias no Universo , A Terra, a Lua e as forças gravíticas, Forças e movimentos , Interação e seus efeitos , Sistema Solar
Conceitos: Gases e poeiras, Planetas, Lei da gravitação Universal, Massa, Meteoroides, Meteoros, Movimento aparente, Movimento circular uniforme, Movimento de satélites, Via Láctea, Terra, Telescópios Espaciais, Sol, Sistemas Planetários, Satélites, Newton, Período, Período de rotação, Galáxias, Astreóides, Cometas, Constituição do sistema solar, Distâncias no Universo, Força gravítica, Forças, forças à distância, poeiras, philae, rosetta, sonda espacial, cometa, agência espacial europeia, aventura, gases, espaço
Autor: Helena Pereira
Organização: Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
Proposta de operacionalização: Debata com os alunos a problemática do lixo espacial. Os discentes serão chamados a dar a sua opinião sobre os riscos do lixo espacial, se esta será uma prática que deva ser incentivada ou não, entre outras questões.
Anos de escolaridade: 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Educação ambiental
Subdomínios:
Conceitos: esa, lixo espacial, objetos, fragmentos, resíduos espaciais
Autor: Helena Pereira
Organização: Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
Proposta de operacionalização: Apresente o vídeo aos alunos e discuta quais as forças implicadas para que o movimento e aterragem da Rosetta sejam realizados de forma segura.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Mecânica 
Subdomínios: Forças e movimentos 
Conceitos: Força centrípeta, Velocidade terminal, Velocidade linear, Satélite geostacionário, Queda Livre, Período, Movimento de satélites, Movimento circular uniforme, MCU, Aceleração centrípeta, aterragem, força, Segurança, Queda, gravitação

Ficha técnica

Idioma: Inglês, legendado em português
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio
Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Helena Pereira
Criado a: 2021-09-30 10:57:00
Autor: Agência Espacial Europeia
Organização: ESA/ YouTube

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.