Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Faça o visionamento do vídeo com os alunos mostrando apenas os múltiplos e submúltiplos das medidas do comprimento e da massa, como revisão dos conceitos lecionadas no 3.º ano. Depois proponha experiências em que os alunos possam observar que a quantidade de uma determinada substância não se altera ao ser colocada em recipientes com diferentes formas. Promova comparações e relações entre medidas de referência de capacidades, como garrafas de água de 33 cl, 50 cl, 1,5 l, incentivando a representação dessas relações. Propor a cada grupo de alunos a estimação da medida da capacidade de recipientes diversos e a sua ordenação de acordo com a estimativa feita [Exemplo: Copo de água, chávena de chá, ...]. Solicitar de seguida a verificação da estimativa efetuada, através da medição da capacidade dos recipientes, usando as unidades de medida convencionais. Efetuar registos em tabelas e comparar a medida das diferentes embalagens, tendo em conta as diferentes unidades usadas, promovendo a discussão com toda a turma, valoriza. Por fim mostre o resto do vídeo que mostra os múltiplos e submúltiplos da capacidade.
Forneça a hiperligação aos alunos, permitindo assim dar também algum apoio aos encarregados de educação que querem ajudar os seus educandos nos trabalhos escolares.
Nota: Proposta de operacionalização adaptada das aprendizagens essenciais.
Anos de escolaridade:
4.º
Disciplinas:
Matemática
Domínios/Temas:
Geometria e medida
Subdomínios:
Capacidade
Conceitos:
Medição e unidades de medida, Significado de capacidade, Usos da capacidade, Massa, comprimento, professora zita, unidade principal, unidade de medida, múltiplos de medida, submúltiplos de medida
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