Vlab-Fis - A.L.1.2 - Força e movimento
O vídeo retrata uma atividade experimental AL 1.2 – Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme (componente de Física).O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, que permitem aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes. Esta abordagem é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental (análise de vídeo) e simulações computacionais pedagógicas, visando com esses recursos digitais contribuir para consolidar a aprendizagem num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual.
Nota: o recurso apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.
Ficheiros associados
Proposta de operacionalização
O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada (guided-inquiry), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Nota: o recurso apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.
Nesta proposta, utilizamos o software Tracker, de distribuição gratuita, para aquisição, análise de vídeo e modelação de dados experimentais de Douglas Brown e inserido no Projeto Open Source Physics (OSP).
Indica-se o endereço dos vídeos para serem descarregados do YouTube e, posteriormente, analisados e complementar a AL 1.2 – Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme.
Vídeos para análise: https://www.fc.up.pt/giedif/videos-vlab-fis/ Tracker: https://physlets.org/tracker/ "
Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam previamente.
Neste caso, com recurso a técnicas de gamificação também utilizadas para motivar os alunos.
Acesso: https://create.kahoot.it/share/11-ano-al-1-2-forcas-nos-movimentos-retilineos-acelerados-e-uniformes/0d8d7590-3480-49ee-bb7f-32c95c09cf1d
3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker.
4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório.
Os recursos necessários a aplicação desta proposta de atividade, bem como a respetiva resolução, encontram-se disponíveis na Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3, 4, 5 e 6.
Explora-se a simulação numa perspetiva de investigação guiada (guided-inquiry), com um roteiro (anexo) em que é apresentado um problema.
Espera-se que o grupo de alunos use um princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade.
No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho, tirando conclusões próprias que devem ser verificadas e corrigidas pelo professor.
Acesso: https://www.fc.up.pt/giedif/mecanica/"
Ficha técnica
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