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Vlab-Fis: A.L.2.1 - Características do som


O vídeo exemplifica a atividade experimental AL 2.1 – Características do som, do 11.º ano, componente de Física. O projeto VLab-Fis baseia-se em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes.
Esta abordagem inicial é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental e simulações computacionais pedagógicas, visando contribuir para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual.
Nota: o recurso e os ficheiros anexos apresentam pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.

Ficheiros associados

Proposta de operacionalização

Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: As simulações computacionais pedagógicas "Virtual oscilloscope" e "interferência de onda" são atividades de laboratório virtual que podem complementar o vídeo introdutório. Permitem que os estudantes executem o experimento virtualmente, fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Os alunos exploram as simulações numa perspetiva de investigação guiada (guided-inquiry), tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a(s) atividade(s) realizada(s).
No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo 
Subdomínios: Sinais e ondas 
Conceitos: Microfone, Intensidade do som, Onda sonora, Período, Sinal, Som puro, Sons audíveis, Timbre, Ultrassons, Intensidade, Altura do som, Timbre, atividade laboratorial, simulação
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário na plataforma Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar.
Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso, tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para motivar os alunos.
Acesso: https://create.kahoot.it/share/11-ano-al-2-1-caracteristicas-do-som/cb8f8362-b09e-4e37-b793-aa850d11137b
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo 
Subdomínios: Sinais e ondas 
Conceitos: Altura do som, Amplitude, Infrassons, Intensidade, Intensidade do som, Onda sonora, Período, Som complexo, Som puro, Sons audíveis, Timbre, Ultrassons, Onda, som puro, Timbre, som complexo, kahoot, Intensidade, Diapasão
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do recurso. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam melhor preparados para a realização da atividade experimental.
O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada "guided-inquiry", cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo 
Subdomínios: Sinais e ondas 
Conceitos: Amplitude, Altura do som, Infrassons, Intensidade, Intensidade do som, Microfone, Onda sonora, Ondas complexas, Período, Som complexo, Som puro, Sons audíveis, Timbre, Ultrassons, som puro, características do som, Período, Diapasão
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: 1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido.
2. Realizar o questionário na plataforma Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos.
3. Como complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker. 4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório. Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo 
Subdomínios: Sinais e ondas 
Conceitos: Ultrassons, Som puro, Som complexo, Onda sonora, Onda periódica, Intensidade do som, Infrassons, Amplitude, Altura do som, simulações, atividade laboratorial, protocolo experimental, kahoot, Intensidade, Som

Ficha técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio
Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Natália Alves Machado
Criado a: 2022-05-07 12:50:00
Autor: Paulo Semião e Natália Machado
Organização: GIEDIF/FCUP

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