Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Explore o recurso, em simultâneo com uma pequena dramatização. Escolha um objeto de sala de aula, mesa ou cadeira, e represente as forças aplicadas no corpo. Com ajuda de dois alunos, acrescente mais forças aplicadas ao objeto. Utilize o recurso para calcular a resultante das forças.
Anos de escolaridade:
7.º, 9.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Movimentos na Terra
Subdomínios:
Movimentos na Terra, Forças, movimentos e energia, Forças e movimentos
Conceitos:
Forças, Velocidade, Ponto de aplicação, Grandeza vetorial, Centro de massa, Aceleração, força resultante, sentido, força
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Explore o recurso, em simultâneo com uma pequena dramatização. Escolha um objeto de sala de aula, mesa ou cadeira, e represente as forças aplicadas no corpo. Com ajuda de dois alunos, acrescente mais forças aplicadas ao objeto. Utilize o recurso para calcular a resultante das forças.
Anos de escolaridade:
7.º, 9.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Movimentos na Terra
Subdomínios:
Forças, movimentos e energia, Forças e movimentos, Movimentos na Terra
Conceitos:
Aceleração, Centro de massa, Forças, Grandeza vetorial, Ponto de aplicação, cálculo vetorial, forças, representação de forças, sentido
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Comece por alterar o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v, mostrando que os vetores u1 e u2 são colineares com o vetor u e os vetores v1 e v2 são colineares com o vetor v.De seguida, volte as posições iniciais e, a medida que explorar cada uma das regras de adição de vetores, vá alterando o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v.Com todos os botões ativados, altere novamente o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v, e evidencie que os vetores soma obtidos sao, de facto, o mesmo vetor.
Anos de escolaridade:
7.º, 9.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Movimentos na Terra, Espaço
Subdomínios:
A Terra, a Lua e as forças gravíticas, Forças e fluidos, Forças e movimentos, Forças, movimentos e energia
Conceitos:
Atrito, Aceleração gravítica, Vetores, Intensidade, Forças, Força gravítica, Força de atrito, Direção, Dinamómetro, força resultante, Intensidade, direção, força, sentido
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Faça grupos de dois alunos com um computador por grupo. Elabore uma ficha exploratória, passo a passo, como por exemplo:
Passo 1: Mostra que os vetores u1 e u2 são colineares com o vetor u. Comece por alterar o comprimento, a direção e/ou o sentido do vetor u;
Passo 2: Mostra que os vetores v1 e v2 são colineares com o vetor v. Comece por alterar o comprimento, a direção e/ou o sentido do vetor v;
Passo 3: Selecione as opções de cada uma das regras apresentadas;
Passo 4: Arrasta um dos vetores soma, de forma a coincidir com o outro vetor soma.
Passo 5: O que concluiste?
No final, em grande grupo, os grupos apresentam as suas conclusões, o que poderá proporcionar uma discussão interessante.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Matemática
Domínios/Temas:
Geometria e medida
Subdomínios:
Operações com figuras
Conceitos:
Adição de vetores, Vetores, Vetores colineares, regra do triângulo, regra do paralelogramo
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!