Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Início > Recursos > Uma agulha no palheiro: pensamento computacional explicado a crianças

Uma agulha no palheiro: pensamento computacional explicado a crianças


Este recurso contém uma história para crianças com o objetivo de lhes explicar algumas bases do pensamento computacional. Para além disto, contém uma secção com orientações para pais e educadores.

Proposta de operacionalização

Autor: Luís Costa
Organização: Escola Básica Integrada de Capelas
Proposta de operacionalização: Este recurso foi preparado para leitura e discussão em sala de aula com os alunos, apresentando orientações para auxiliar a interpretação da história. Depois de reconhecer um problema, no processo de colaboração para a sua resolução, cada aluno deverá, pensar na personagem com que se identifica e nos passos necessários para uma boa conclusão. O recurso inclui também algumas dicas para pais, com o propósito de desenvolver o pensamento computacional em casa e de despertar a capacidade das crianças para encarar os desafios do seu futuro.
Anos de escolaridade: Pré-escolar, 1.º, 2.º, 3.º
Disciplinas: TIC
Domínios/Temas: Investigar e Pesquisar
Subdomínios: Análise da qualidade da informação recolhida
Conceitos: história, problemas, desafios, pensamento computacional, dicas

Ficha técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Descarregável
Formato: Texto
Submetido por: Luís Costa
Criado a: 2022-11-18 10:59:00
Autor: Luís Costa
Organização: Escola Básica Integrada de Capelas

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.