Stuart Mill e o Utilitarismo

“Sala de fuga” que testa conhecimentos sobre a teoria utilitarista e consequencialista de Stuart Mill.
A aventura desta sala de fuga passa pela resolução de três testes ou missões. Para o efeito, o jogador tem de responder corretamente a doze questões, distribuídas por várias divisórias de uma casa e sobre os principais conceitos da ética de Mill. Cumprir com sucesso todas as missões, no menor tempo possível, é o objetivo deste jogo.
Crédito de imagens no final das missões:Freepic.
Proposta de operacionalização
Sugere-se a utilização desta “sala de fuga” como forma de testar, descontraída e informalmente, conhecimentos sobre a ética utilitarista de Mill.
O jogo pode ser feito em casa ou em sala de aula.
Na sala de aula, os alunos podem jogar individualmente, em pares ou em equipas, usando o telemóvel. Uma vez que se trata de uma “sala de fuga”, é impossível chegar à última missão sem ter resolvido com sucesso as anteriores. Por isso, o objetivo deve ser responder a todas as questões no menor tempo possível.
Concluído o jogo, os alunos poderão apresentar os seus principais “bloqueios” em relação à ética utilitarista, cabendo ao professor o esclarecimento das dúvidas.
A duração do jogo em si pode variar entre 10 a 20 minutos.
Ficha técnica
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