Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Início > Recursos > Estará a arte em risco com a inteligência artificial?

Estará a arte em risco com a inteligência artificial?


Duração: 00:08:53

A inteligência artificial pode ser considerada artista? O que define uma obra-prima? Neste vídeo, refletimos sobre o papel da IA na criação artística e o impacto da sua presença crescente no mundo das artes.

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização:

Após o visionamento do vídeo, o professor poderá propor um debate em sala de aula, desafiando os alunos a refletirem sobre questões como: “A inteligência artificial pode ser considerada artista?”, “O que define uma obra de arte?” e “Quais são os limites éticos do uso da tecnologia na criação artística?”. Como prolongamento da discussão, os alunos poderão elaborar um pequeno texto de opinião ou realizar uma apresentação oral breve. Esta atividade promove o pensamento crítico e a articulação com conteúdos ligados aos movimentos artísticos contemporâneos, como o Pós-modernismo e as novas formas de expressão artística no século XXI


O vídeo encontra-se em inglês; contudo, os docentes podem ativar a legendagem automática em português nas definições, facilitando a sua utilização em contexto educativo.


Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: História da Cultura e das Artes
Domínios/Temas: A cultura do Espaço Virtual
Subdomínios: A cultura do Espaço Virtual
Conceitos: Tecnologia, Arte digital, Pós-modernismo, Criação artística, Originalidade, Cultura visual contemporânea, Direitos de autor, inteligência artificial, Youtube, ética
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização:

Solicite aos alunos que façam o visionamento do vídeo e que tomem nota das questões-problema colocadas, registando a questão deixada em aberto no final. Organize a turma em grupos para a discussão das questões e registo de conclusões. Por último, o porta-voz de cada grupo partilha as respetivas conclusões com os restantes grupos.


O vídeo pode ser também o ponto de partida para a produção de um texto de opinião depois de serem dadas as marcas de género desta tipologia textual.


Anos de escolaridade: 11.º, 12.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Oralidade, Escrita
Subdomínios: Debate, Texto de opinião
Conceitos: Argumento, Convenções que regulam a interação discursiva, Intenção comunicativa, discurso persuasivo, debate, argumento, discussão, ponto de vista

Ficha técnica

Idioma: Inglês
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio
Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2025-05-24 19:11:37
Autor: Asja Nastasijevic, Matthew Jones, Caleb Mertz, Produção IK Video Prod
Organização: Curious Muse

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.