Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Início > Recursos > Wonderverse – Cidade da Energia!

Wonderverse – Cidade da Energia!


O jogo Enérgico – Cidade da Energia permite criar de raiz uma cidade e fazer a sua gestão num intervalo de tempo de 25 anos, entre 2025 e 2050, procurando equilibrar da melhor forma quatro áreas essenciais: o fornecimento de energia, a componente financeira, o impacto ambiental e o bem-estar dos cidadãos. As infraestruturas da cidade contribuem com um saldo positivo ou negativo para cada área essencial.

O objetivo do jogo é conseguir a melhor pontuação, que depende da dinâmica da cidade. Anualmente, é apresentada uma proposta e é necessário tomar uma decisão que tem influência no saldo mensal das infraestruturas. A cada 5 anos, é possível investir nas infraestruturas iniciais ou reformular alguma área da cidade. Uma cidade mal pensada pode não ser viável, terminando o jogo quando a situação se torna insustentável, em qualquer das quatro áreas essenciais. Cada jogo pode ser concluído em 10 a 20 minutos, dependendo da rapidez do jogador a tomar decisões. Infelizmente, o registo na plataforma só é possível para escolas do Reino Unido, pelo que a gestão das pontuações obtidas em cada sessão tem de ser realizada à parte.

Proposta de operacionalização

Autor: Tiago Miguel Sarmento Soares Leite
Organização: Escola Secundária Pedro Nunes, Lisboa
Proposta de operacionalização:

Atividade, para qualquer disciplina, a realizar em grupos de 4 ou 5 alunos.

A natureza da disciplina e do ano letivo em que está a ser aplicado este recurso ditam o tema do trabalho a desenvolver (energias renováveis, fenómenos climáticos extremos, sustentabilidade, etc.).


Planeamento:

1 aula de 45/50 minutos, para apresentar o jogo e a proposta de trabalho a desenvolver;

1 a 3 semanas para trabalho autónomo dos grupos, extra-aula, com previsão de uns minutos por semana para fazer o ponto da situação e esclarecer dúvidas;

1 aula de 45/50 minutos, para apresentação dos resultados obtidos pelos grupos.


Cada equipa deve procurar criar a cidade ideal, maximizando a pontuação, mas também deverá explorar exemplos em que as opções levem a maus resultados, fazendo simulações diversas no período de trabalho autónomo.

Para cada simulação, devem ser registados o tipo de infraestruturas usadas, as decisões que têm de tomar em cada ano, os investimentos realizados a cada 5 anos e as consequências de todas essas ações. Sugere-se a utilização de capturas de ecrã, organizando as imagens num ficheiro, com texto que contextualize as situações experimentadas. No final, cada equipa deve refletir sobre os fatores responsáveis pelos resultados obtidos, positivos ou negativos.


No trabalho a apresentar a toda a turma, os alunos deverão relacionar os resultados do jogo com os temas indicados pelo professor da disciplina, mostrando as suas simulações e as consequências das escolhas feitas.

Anos de escolaridade: 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento, Filosofia, Físico-Química, Geografia, Geografia A
Domínios/Temas: Meio natural, Temas / problemas do mundo contemporâneo, Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades, Energia , Desenvolvimento sustentável, Atividades económicas, Contrastes de desenvolvimento, Ambiente e sociedade, A população, utilizadora de recursos e organizadora de espaços
Subdomínios: Fontes de energia e transferências de energia , Atividades económicas: recursos, processos de produção e sustentabilidade, Temas / problemas do mundo contemporâneo, Desenvolvimento
Conceitos: Cidadania e participação política, Consumo sustentável, energia, Fonte de energia, Fontes de energia não renováveis, Fontes renováveis, Pegada ecológica, Responsabilidade ambiental, Fenómenos climáticos extremos, Gestão pública, planeamento

Ficha técnica

Idioma: Inglês
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Wi-fi para os alunos
Formato: Jogo
Submetido por: Tiago Miguel Sarmento Soares Leite
Criado a: 2025-06-08 15:30:49
Autor: Equinor / We Are Future / Association for Science Education
Organização: Equinor / We Are Future / Association for Science Education

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.