Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Início > Recursos > Reflexão e Refração da luz

Reflexão e Refração da luz


Esta simulação é muito completa. Podem ser trabalhados parâmetros como a reflexão, a refração, a absorção da luz, o ângulo incidente, o ângulo refratado e refletido, o índice de refração, a cor, a intensidade e a velocidade. Todos esses parâmetros podem ser medidos/alterados. Para versão portuguesa, veja na secção Translations. Licença CC-BY.

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Os alunos terão acesso a simulação e exploram-na livremente. Devem fazer uma recolha de todos os conceitos que desconhecem. Posteriormente, cada aluno deve apresentar as suas dúvidas.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Luz 
Subdomínios: Fenómenos óticos 
Conceitos: Reflexão total, Refração da luz, Raio incidente, Normal, Espelhos, Espelho convexo , Ângulo incidente, Ângulo de reflexão, Raio refletido, reflexão, simulação, raio incidente, Refração
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Divida a turma em grupos. Entregue aos grupos um pequeno questionário que explore os conceitos de reflexão, refração, ângulo de incidência, ângulo de reflexão e refração, materiais transparentes e translúcidos, entre outros. Nesta Sugestão de operacionalização, os alunos tem de ter acesso a um computador por grupo.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Luz 
Subdomínios: Fenómenos óticos 
Conceitos: Lentes convergentes, Leis da reflexão  , Espelhos planos, Espelhos curvos, Espelhos, Ângulo incidente, Ângulo de reflexão, Luz incidente, Lentes divergentes, Refração da luz, Reflexão difusa, Reflexão da luz, Raio refletido, Raio incidente, Ponto de incidência, Normal, reflexão, lei de snell, simulação, trabalho de grupo, Refração
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize a simulação para que os alunos identifiquem as aplicações dos conceitos apresentados no quotidiano.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Luz 
Subdomínios: Fenómenos óticos 
Conceitos: Ponto de incidência, Ângulo de reflexão, Ângulo incidente, Espelhos, Leis da reflexão  , Normal, Raio incidente, Raio refletido, Reflexão da luz, Reflexão total, Refração da luz, simulação, espelho, Lentes, aplicações , código qr
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize a simulação para que os alunos possam fazer previsões sobre quais as consequências da alteração dos parâmetros nos conceitos de reflexão, refração, ângulo de incidência, ângulo de reflexão e refração, materiais transparentes e translúcidos, entre outros.
Anos de escolaridade: 8.º, 11.º
Disciplinas: Físico-Química, Física e Química A
Domínios/Temas: Luz , Ondas e Eletromagnetismo 
Subdomínios: Fenómenos óticos , Ondas de luz e sua propagação 
Conceitos: Leis da reflexão  , absorção da luz, Ângulo de reflexão, Ângulo incidente, Aplicação das lentes, Dispersão da luz, Dispersão da luz branca, Luz, Luz incidente, Materiais translúcidos, Materiais transparentes, Normal, Ondas de luz, Ponto de incidência, Raio incidente, Raio refletido, Reflexão total, Refração da luz, Representação da luz, Côncavas, reflexão, Lentes, Convexas, Convergentes, Divergentes, Refração

Ficha técnica

Idioma: Português (BR)
Modos de utilização: Online
Formato: Simulação
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2016-11-19 22:49:00
Autor: PheT- interactive Noah Podolefsky, Kathy Perkins, Trish Loeblein, Emily Moore, Sam Reid
Organização: University of Colorado Boulder

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.