Autor:
Tânia Raposo
Organização:
Direção Regional dos Assuntos do Mar
Proposta de operacionalização:
1. Projetar o vídeo para a turma 2. Ajudar os alunos a identificar alguns dos métodos utilizados na recolha de dados para o estudo do ecossistema marinho, assim como alguns dos parâmetros avaliados 3. Auscultar as ideias dos alunos acerca da desgaseificação submarina e a sua relação com a atividade vulcânica 4. Explicar aos alunos no que consiste a desgaseificação submarina e a sua relação com o vulcanismo.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º
Disciplinas:
Ciências Naturais, Físico-Química
Domínios/Temas:
Consequências da dinâmica interna da terra, Materiais, Sustentabilidade na Terra
Subdomínios:
Cadeias tróficas e teias alimentares, Vulcões / atividade vulcânica, Conservação da natureza
Conceitos:
Áreas protegidas, Fluxo de energia, Fumarolas, Nascentes termais, Nível trófico, Parques naturais, Pirâmides ecológicas, Seres autotróficos, Seres heterotróficos, Vulcanismo secundário, desgaseificação, ph, espalamaca, gases, faial, Temperatura
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