Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Visione o vídeo com os alunos e proponha-lhes que elaborem uma listagem de ações erradas/ prejudiciais praticadas pelos elementos da sua comunidade. Depois, num pequeno debate em grupo turma, incentive-os a propor alternativas para melhorar a sua cidade e a qualidade de vida dos seus habitantes.
Anos de escolaridade:
1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Educação ambiental
Subdomínios:
Sustentabilidade, ética e cidadania, Biodiversidade, Alterações climáticas, Água
Conceitos:
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Visione a animação com os alunos para apoiar a exploração do conto. Depois, proponha-lhes a atividade constante do recurso A maior flor do mundo- música.
Anos de escolaridade:
4.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Educação literária, Oralidade
Subdomínios:
Compreensão
Conceitos:
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
A partir do visionamento do vídeo, o professor organiza com os alunos um debate sobre as questões ambientais e/ou ético-morais, selecionando, pelo menos, dois secretários para registar as conclusões.
Anos de escolaridade:
5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Educação ambiental
Subdomínios:
Alterações climáticas, Água, Biodiversidade, Sustentabilidade, ética e cidadania
Conceitos:
debate, Água, cidadania ativa
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
O visionamento desta história permite identificar as categorias narrativas bem como construir mundos de referência a partir de atividades que levem o aluno a deduções e inferências sobre os acontecimentos. Nas sequências narrativas, o professor explora a narrativa encaixada, exemplificando através do narrador que conta a história de uma criança. O jogo entre a figura do narrador e o autor empírico é uma outra linha de desenvolvimento a explorar, partindo da interpretação de imagens/expressões metafóricas ou simbólicas.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Educação literária, Oralidade
Subdomínios:
Texto narrativo
Conceitos:
Sentido global, Ação, Conto , Inferência, Narrador, biodiversidade, encaixe, desflorestação, sustentabilidade, ambiente, ecossistemas, Água, sentimentos, emoções, josé saramago, flor
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
O visionamento desta história permite identificar as categorias narrativas bem como construir mundos de referência a partir de atividades que levem o aluno a deduções e inferências sobre os acontecimentos. Nas sequências narrativas, o professor explora a narrativa encaixada, exemplificando através do narrador que conta a história de uma criança. O jogo entre a figura do narrador e o autor empírico é uma outra linha de desenvolvimento a explorar, partindo da interpretação de imagens/expressões metafóricas ou simbólicas.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 9.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Escrita, Gramática, Leitura, Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!