Aula que aborda os seguintes assuntos: as condições da prioridade portuguesa na Expansão; os interesses dos grupos sociais e do poder central; a conquista de Ceuta e as conquistas do período Henriquino.
Proposta de operacionalização:Entregue aos alunos a ficha de trabalho “Condições geográficas, técnicas e científicas que permitiram a prioridade portuguesa na Expansão” (em anexo, descarregável e em formato editável) e solicite uma leitura integral do documento. Depois, peça-lhes para, durante o visionamento (do minuto 05:05 até ao minuto 11:54), irem tomando notas no seu caderno diário sobre os tópicos da ficha. Finalmente, os alunos deverão preencher a ficha de trabalho, podendo a mesma ser utilizada como instrumento de avaliação formativa.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:História
Domínios/Temas:A abertura europeia ao mundo
Subdomínios:Expansão ultramarina
Conceitos:
Império colonial, Feitoria
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione com os alunos do minuto 11:55 até ao minuto 15:47. Peça-lhes para, durante o visionamento, irem tomando notas sobre as motivações/interesses na Expansão Ultramarina por parte dos seguintes grupos sociais: coroa, nobreza, clero, burguesia e povo. Após o visionamento, os alunos devem organizar-se em pares com o intuito de, partindo das notas que fizeram, produzirem um esquema-síntese das motivações de cada grupo social.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:História
Domínios/Temas:A abertura europeia ao mundo
Subdomínios:Expansão ultramarina
Conceitos:
Império colonial
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione com os alunos do minuto 20:20 até ao minuto 20:51. Depois, proponha-lhes que elaborem no seu caderno diário um friso cronológico com as principais etapas da expansão do período Henriquino referidas no excerto visionado. De seguida, peça-lhes para esquematizar as várias formas utilizadas pelos portugueses para explorar os territórios (capitanias e feitorias) e os produtos mais rentabilizados em cada um deles.
Proposta de operacionalização:Visione o recurso com os alunos do minuto 01:05 até ao minuto 05:04. Depois, oriente um debate em torno das seguintes questões: 1 - No século XV, que visão tinham os europeus sobre o mundo? 2 – Que mitos e lendas foram criados? Que razões terão levado a criação destes? No final da atividade, os alunos produzirão, em pares, uma síntese escrita das principais ideias abordadas.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:História
Domínios/Temas:A abertura europeia ao mundo
Subdomínios:Expansão ultramarina
Conceitos:
Navegação astronómica, navegação astronómica, instrumentos náuticos, motivações, ceuta, rtp play, condições da expansão, estudo em casa, infante d. henrique, descobrimentos, Expansão
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Primeiramente, o professor deve indicar aos alunos que o visionamento do recurso tem como propósito a justificação, por escrito, da afirmação “A conquista de Ceuta foi simultaneamente um exito militar e um fracasso económico.” Após o visionamento do excerto proposto (do minuto 15:48 até ao minuto 19:45), os alunos devem redigir o seu texto, individualmente ou em pares. O professor poderá usar este trabalho como elemento de avaliação formativa, servindo a sua correção para consolidar os conteúdos lecionados.
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!
×
Atenção
Tem a certeza de que deseja eliminar este recurso?
O seu comentário está a aguardar aprovação.
×
Atenção
Tem a certeza de que deseja ocultar este recurso?
×
Confirmar Aprovação
Tem certeza de que deseja aprovar esta proposta?
×
Equipa REDA
@Equipa REDA
3 Seguidores1 A seguir
Descrição: A Equipa REDA é composta por docentes de várias áreas disciplinares e tem como missão disponibilizar conteúdos educativos à comunidade escolar.
Localização: Angra do Heroísmo, Açores
Conquistas:
×
⚙️ Administração
Recursos
Ação
Automático
Estado
Aprovar recurso cientificamente
—
✅ Aprovado
Aprovar recurso linguisticamente
✅ Aprovado
Propostas
Ação
Automático
Estado
Proposta 1
Aprovar proposta 1 cientificamente
—
✅ Aprovado
Aprovar proposta 1 linguisticamente
✅ Aprovado
Proposta 2
Aprovar proposta 2 cientificamente
—
✅ Aprovado
Aprovar proposta 2 linguisticamente
✅ Aprovado
Proposta 3
Aprovar proposta 3 cientificamente
—
✅ Aprovado
Aprovar proposta 3 linguisticamente
✅ Aprovado
Proposta 4
Aprovar proposta 4 cientificamente
—
✅ Aprovado
Aprovar proposta 4 linguisticamente
✅ Aprovado
Proposta 5
Aprovar proposta 5 cientificamente
—
✅ Aprovado
Aprovar proposta 5 linguisticamente
✅ Aprovado
×
Partilhar recurso
Copie o link ou partilhe através de:
✅ Link copiado!
Outros recursos relacionados
A beleza da química
"A Química é o estudo da matéria. Mas eu prefiro vê-la como o estudo da mudança." – Walter White<...
2025-05-02 16:21:30
Vídeo/Animação
00:02:36
Tipos de argumentos e fal...
Ficha de trabalho, em formato editável, que incide sobre os argumentos não dedutivos, tais como o...
2025-05-02 11:10:46
Texto
Filosofia da ciência: os...
Kahoot sobre os principais conceitos da filosofia da ciência, nomeadamente: distinção en...
2025-05-02 11:26:47
Questionário
A justiça social de...
Questionário sobre a teoria da justiça de John Rawls. São disponibilizadas quarenta questões e...
2025-05-02 11:04:22
Questionário
×
Contactar Utilizador
×
Mensagem enviada com sucesso!
×
Erro.
Erro ao enviar a mensagem.
×
Atenção
Tem a certeza de que deseja eliminar esta proposta?
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!